Informativo

Cursos de Física da UFV recebem nota máxima na avaliação na avaliação oficial do INEP/MEC.

Os cursos de Física (bacharelado e licenciatura) receberam nota máxima na última avaliação realizada pelo MEC (2011) tanto no CPC quanto no ENADE.

Para os cursos de graduação é utilizado o o CPC (conceito preliminar de curso) tendo uma pontuação máxima igual a 5. O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. As medidas utilizadas são: o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD e as variáveis de insumo. O dado variáveis de insumo – que considera corpo docente, infra estrutura e programa pedagógico – é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade.

Os resultados das avaliações podem ser encontrados na página do INEP.

AVALIAÇÃO ENADE

No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) o curso de Física foi avaliado em 2011 com os resultados:

Número de cursos avaliados na UFV = 27.

Número de cursos de Física avaliados no Brasil = 48 (bacharelado); 134 (licenciatura)

.

BACHARELADO

– Conceito: 5 (máximo).
– Nota: 4,1004.
8a. maior nota dos cursos de graduação da UFV e 2a. maior nota do Brasil. No Brasil apenas os cursos de Física (bacharelado) da UFV e da PUC-RIO obtiveram nota máxima.

LICENCIATURA

– Conceito: 5 (máximo).
– Nota: 4,7228.
1a. maior nota dos cursos de graduação da UFV e 3a. maior nota do Brasil. No Brasil apenas cinco cursos de Física (licenciatura), incluindo o curso de Física da UFV, obtiveram nota máxima.

Departamento de Física
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Av. Peter Henry Rolfs s/n -Campus Universitário- CEP: 36570 900 – Viçosa – MG
Telefone: 3612 6250 (Elaine), 3612 6251 (Josieli), 3612 6252 (Lauriete)