Estrutura do Curso de Física

Para atingir uma formaçao que contemple os perfis, competencias e habilidades anteriormente descritos e, ao mesmo tempo, flexibilize a inserçao do formando em um mercado de trabalho diversificado, os currículos das habilitaçoes do curso de Física da UFV estao divididos em duas partes.

Um núcleo comum a todas as habilitaçoes do curso de Física.

Módulos seqüenciais especializados, onde o graduando delineia a orientaçao do final do curso. Esses módulos contem o conjunto de atividades necessárias para completar um curso de Bacharelado ou Licenciatura em Física, nos moldes tradicionais, ou poderao ser diversificados, associando a Física a outras areas do conhecimentocomo,por exemplo, Biologia, Química, Matemática, Tecnologia, etc. Os conteúdos destes módulos especializados interdisciplinares sao, para a Licenciatura, elaborados em conjunto com as comissoes coordenadoras dos diversos cursos envolvidos (Química, Matemática e Biologia) ou, para o Bacharelado, definidos tanto pela demanda do mercado de trabalho quanto pela evoluçao das áreas profissionais envolvidas.

Tópicos de Estudo e Conteúdos

O núcleo comum é cumprido por todas as modalidades em Física, representando aproximadamente metade da carga horária necessária para a obtençao do diploma. O núcleo comum, com os conteúdos curriculares essenciais, totaliza 1215 horas. Esse núcleo é caracterizado por conjuntos de disciplinas relativos a Física geral, matemática, Física clássica, Física moderna e ciencia como atividade humana. Estes conjuntos sao detalhados a seguir.

A – Física Geral:
Consiste no conteúdo de Física do ensino médio, revisto em maior profundidade, com conceitos e instrumental matemáticos adequados. Além de uma apresentaçao teórica dos tópicos fundamentais (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, Física ondulatória), devem ser contempladas práticas de laboratório, ressaltando o caráter da Física como ciencia experimental. Este módulo é composto de 180 horas de atividades em sala de aula e 60 horas em laboratórios.

B – Matemática:
O conjunto mínimo de conceitos e ferramentas matemáticas necessárias ao tratamento adequado dos fenômenos em Física, composto por cálculo diferencial e integral, geometria analítica, álgebra linear, equaçoes diferenciais e computaçao. Engloba 510 horas de atividades em sala de aula ou laboratórios computacionais.

C – Física Clássica: 
Sao os cursos com conceitos estabelecidos (em sua maior parte) anteriormente ao século XX, envolvendo mecânica clássica, eletromagnetismo e termodinâmica. Este conjunto é constituído por um total 180 horas de atividades em sala de aula.

D – Física Moderna e Contemporânea: 
Consiste na Física desde o início do século XX, compreendendo conceitos de mecânica quântica, Física estatística, relatividade e aplicaçoes totalizando 180 horas em sala de aula e laboratório.

E – Disciplinas Complementares:
O núcleo comum dispoe ainda de um grupo de disciplinas complementares que amplia a educaçao do formando. Estas disciplinas abrangem a química, a história da ciencia e seminários de Física, totalizando 120 horas em sala de aula e 30 horas em laboratório.

Duração do curso 

Carga Horária 
A carga horária mínima para a obtenção do diploma de Licenciado em Física é de 2175 horas e de 2055 horas para o de Bacharel em Física, distribuídas em atividades em sala de aula e/ou laboratórios, de presença obrigatória.
Atividades acadêmicas extra-classe estão inseridas na carga horária de qualquer das modalidades do curso de Física. Para a Licenciatura estas atividades estão distribuídas em diferentes disciplinas, em especial na prática de ensino, enquanto que no Bacharelado estas atividades estão presentes no programa de iniciação cientí fica e no projeto orientado. Além disto, ao final do curso todos os alunos devem apresentar uma monografia e proferir um seminário.

Tempo de integralização
O curso de Física, deve ter uma duração típica de 4 anos, sendo o tempo mínimo e máximo de integralização de 3 e 6 anos, respectivamente. Os diferentes seqüenciais do Bacharelado e da Licenciatura podem ou não ser cursados de forma contínua, sem interrupção. Quando cursado de forma contínua, a duração deverá estar entre quatro e cinco anos, dependendo do elenco de disciplinas a serem cursadas.
Aos alunos de desempenho excepcional, é facultado completar o curso em um período mais curto, a critério da comissão coordenadora e da anuência do orientador acadêmico.
No caso de matrículas em seqüênciais, o prazo de integralização máximo para cada seqüêncial é igual ao dobro de sua duração estimada.Os seqüênciais podem ser acumulados durante um período de 10 anos, possibilitando a reciclagem de profissionais em atividade no mercado de trabalho. O aluno poderá cursar simultaneamente disciplinas do núcleo comum e de um ou mais módulos seqüênciais.

Estágios e atividades complementares

A LDB determina a obrigatoriedade do estágio para o Licenciado (artigo 65 da Lei 9.394/96), estabelecendo um mínimo de 300 horas para a prática de ensino nas licenciaturas. Definida como o conjunto de atividades desenvolvidas com alunos e professores de escolas ou em outros ambientes educativos, a prática de ensino constitui-se no elemento de conexão entre a teoria e prática pedagógica.
No curso de Física da UFV, o currículo dos diferentes seqüênciais da licenciatura satisfaz esta exigência, estando a prática de ensino distribuída ao longo do curso como parte de diferentes disciplinas. Para o Bacharelado não há obrigatoriedade de estágio formal, entretanto todos os estudantes deverão desenvolver um projeto de pesquisa de fim de curso, orientado por um professor, no contexto da disciplina Projeto Orientado. Esta disciplina visa instrumentalizar os alunos em técnicas modernas de acesso à informação científica, aprendizado de procedimentos científicos e técnicos em estágios de diferentes tipos, etc. Caso o aluno esteja engajado em um projeto de iniciação científica. este pode vir a ser considerado como parte integrante dessa disciplina.
Todas as modalidades de graduação em Física tem incluído em seu currículo uma Monografia (FIS499) de fim de curso, associada ao Projeto Orientado (FIS399), estágios, prática de ensino e/ou iniciação científica. Esta Monografia deve apresentar a aplicação de procedimentos científicos na análise de um problema específico.


Endereço

Departamento de Física
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Federal de Viçosa 

Av. Peter Henry Rolfs s/n -Campus Universitário- CEP: 36570 900 – Viçosa – MG
Telefone: 3612 6250 (Elaine), 3612 6251 (Josieli), 3612 6252 (Lauriete)
E-mail: dpf@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados